Mas afinal, o que significa Podologia Integrativa?

Ao buscar um atendimento mais humanizado, não apenas com intuito de ouvir a queixa do cliente e tentar resolve-la pelos métodos da podologia que existe hoje, resolvi em aliar as técnicas das Terapias Holísticas e das Terapias Integrativas a tratar a pessoa como um todo, pois são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados a prevenção de diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas como joanetes e esporão de calcâneo, por exemplo.


Estas terapias são o resultado de práticas e técnicas com foco nos cuidados com a saúde. A relação entre o podólogo e o paciente pautada na multidisciplinaridade com o objetivo de promover uma vida com bem-estar e equilíbrio.


A abordagem da inclusão das terapias integrativas buscam reduzir ou eliminar as dificuldades existentes nas pessoas. Visando resolver problemas físicos, mentais e emocionais dos pacientes com o objetivo de proporcionarlhe conforto, equilíbrio. Quais são estas terapias usadas na podologia?

AROMATERAPIA – Esta terapia utiliza os óleos essenciais para obter o equilíbrio físico, mental e emocional do indivíduo e foi descoberto que somado á podologia, potencializa processos de cicatrização, auxilia na analgesia de alguns procedimentos, além de muitos destes óleos terem a função bactericida e fungicida.

MOXABUSTÂO – Terapia oriental usada para com indicação de aumentar o fluxo de Xue (sangue) e dispensar o frio, recuperar o yang, esta terapia auxilia diretamente nas dores crônicas como artroses, e reumatismo, com efeito relaxante e auxiliando na circulação sanguínea, e em infecções diretas ou indiretas.

REFLEXOLOGIA PODAL – Esta massagem baseia-se em estimular pontos específicos nos pés trazendo bem-estar para a mente, o corpo inteiro e o espirito. Ao estimularmos estes pontos, trabalhamos o bom funcionamento dos órgãos ou áreas do corpo que precisam de cuidado, resultando no reequilíbrio do indivíduo, reduzindo tensões e até mesmo corrigindo supostas disfunções.

VENTOSATERAPIA – Esta técnica milenar oriental é usada com indicações no tratamento de relaxamento dos músculos, estimulando meridianos, proporcionando a oxigenação do tecidos, liberando toxinas, regularizando o PH da pele, dores como nervo ciático, coluna, ombros e pescoço.

KINESIO TAPE (BANDAGEM TERAPÊUTICA) – Esta técnica também oriental, foi desenvolvida na década de 70 por um médico quiropata Kenzo Kase. Trata-se de uma bandagem elástica, feito 100% de algodão, é ativado pelo calor do corpo. É á prova d´agua, permite que a pele respire sem obstrução, não contém látex (o que evita alergias) e possibilita o movimento dos pés normalmente. Sua atuação promove estímulos sensoriais e mecânicos duradouros, mantendo a comunicação com os tecidos mais profundos através de diversos receptores encontrados na epiderme podendo chegar até os músculos, aliviando dores ou crises crônicas de exporão de calcâneo ou fascite plantar por exemplo.

ARGILOTERAPIA – Esta técnica promove a saúde da pele dos pés, não podemos esquecer que os pés compõe 95% de pele. Por ser rica em minerais, possui ação antioxidante e antisséptica proporcionando intensa hidratação em calos e auxiliando a cicatrização de fissuras.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *